Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexos primitivos de neonatos nascidos em uma maternidade no sul do Brasil / Primitive reflexes of neonates born in a maternity in the Rio Grande do Sul State / Reflexiones de los recién nacidos primitivos nacidos en un maternidad en el Estado de Rio Grande do Sul

Centenaro, Odilara; Getelina, Caroline Ottobelli; Cargnin, Marcia Casaril dos Santos; Franciscatto, Laura Helena Gerber; Rheinheimer, Valéria.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 11(3): 588-593, abr.-maio 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-987542

Objetivo:

Quais as associações entre os reflexos primitivos de neonatos nascidos com sexo, cor, estatura, perímetro cefálico, perímetro torácico, índice de Apgar, idade gestacional, tipo de parto, intercorrências durante o trabalho de parto?

Método:

estudo quantitativo do tipo documental. Foram analisados os prontuários de gestantes e neonatos que nasceram nos meses de agosto a novembro de 2014 na maternidade de um hospital do norte do estado do Rio Grande do Sul.

Resultados:

Foram estudados 164 prontuários avaliando se nestes constava presença ou ausência de reflexos primitivos descritos na ficha de avaliação do nascimento. A presença de reflexos primitivos do neonatos apresentou significância no que se refere a estatura perímetro cefálico perímetro torácico intercorrências no trabalho de parto e idade gestacional.

Conclusão:

a presença de reflexos primitivos em neonatos tem uma relação direta com a gestação, parto e pós-parto, assim verifica-se a necessidade de desenvolver ações efetivas de assistência ao pré-natal e parto
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1