Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ANÁLISE DOS RISCOS NÃO CLÍNICOS EM UM CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO / Analysis of non-clinical risks in a material and sterilization center / Análisis de los riesgos no clínicos en un centro de material y esterilización

Leal Neto, Clóvis Portela; Silva, Rávida da Rocha Lima; de Carvalho, Simone Barroso; de Sousa, Valdênia Maria; Araujo, Viviany de Sousa; Pereira, Francisco Gilberto Fernandes.
Rev. SOBECC ; 24(1): 5-11, jan.-mar.2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-988145

Objetivo:

Analisar os riscos não clínicos de um centro de material e esterilização (CME).

Método:

Trata-se de um estudo observacional, analítico e longitudinal, realizado entre março e novembro de 2017 no CME de um hospital regional do interior do Piauí. A coleta de dados ocorreu em turnos distintos, utilizando um formulário. A análise foi realizada conforme classificação do grau de severidade e probabilidade do risco.

Resultados:

Os riscos ergonômicos estão parcialmente em conformidade. Os riscos de queimaduras, choques elétricos e incêndio se mostraram preocupantes, pois têm quesitos em não conformidade. Quanto aos riscos biológicos, existe falta de treinamento/capacitação dos profissionais acerca da contaminação por equipamentos perfurocortantes. Os riscos mais encontrados foram os de classe 1 e os menos encontrados, os de classe 3.

Conclusão:

Houve maior registro de fatores para risco de classe 2, ou seja, moderado
Biblioteca responsável: BR2499