Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

Análise contextual da atenção à saúde do trabalhador em consultas de enfermagem / Contextual analysis of health care worker in nursing consultations

Kaiser, Dagmar Elaine; Santos, Edemilson Pichek dos; Duarte, Êrica Rosalba Mallmann; Ferreira, Gímerson Erick; Lautert, Liana; Richter, Samanta Andresa.
Nursing (Säo Paulo); 20(233): 1870-1877, out.2017.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-31608

Resumen

Ensaio crítico-reflexivo que objetivou analisar os contextos associados à atenção à saúde do trabalhador emconsultas de enfermagem, com base no referencial metodológico de Análise Contextual proposto por Hinds, Chaves e Cypress,o qual pressupõe quatro níveis contextuais que se interligam: contexto imediato, específico, geral e metacontexto. Para tal,10 publicações oriundas de Revisão Integrativa em fontes secundárias da Biblioteca Virtual em Saúde instruem o estudo.Constatou-se que a atenção ao trabalhador nas consultas de enfermagem é influenciada por barreiras comunicacionais quedificultam o entendimento acerca das relações entre as manifestações de adoecimento e trabalho. Somam-se, ainda, os aspectossocioculturais e psicológicos envolvidos na relação enfermeiro-trabalhador, bem como a atuação em enfermagem focada nomodelo biomédico. Faz-se necessário valorizar a escuta clínica em enfermagem na atenção ao trabalhador, especialmente pormeio da consulta de enfermagem, pois muitos casos de trabalhadores em sofrimento psíquico relacionado ao trabalho não estãosendo identificados no cotidiano dos serviços de saúde.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1