Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O enfermeiro e a preservação de vestígios frente à violência sexual contra a mulher / The nurse and the preservation of vestiges against sexual violence against women

Souza, Anne Caroline Dantas de; Marques, Carine Santana Ferreira; Souza Neto, Conrado Marques de; Martins, Iara Santos; Musse, Juliana de; Gonçalves, Marieta.
Nursing (Säo Paulo); 20(233): 1878-1882, out.2017.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-31609
O enfermeiro, como parte integrante da equipe de saúde no serviço hospitalar, tem potencial para realizar umatendimento humanizado e integral, colaborando para a identificação, coleta e preservação dos vestígios indicativos desse tipode violência. Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a conduta dos enfermeiros frente à preservação de vestígiosdurante o atendimento à mulher vítima de violência sexual. Trata-se de um estudo descritivo e com abordagem quantitativa,realizado no segundo semestre do ano de 2016 no Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, situado no município deEstância/SE, com 15 enfermeiros. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi-estruturado e a análise foi feitapor meio do software ACTION, sendo apresentada com números absolutos e percentuais. Todos os enfermeiros reconhecerama importância da identificação, coleta e preservação de vestígios no serviço hospitalar e o papel do profissional de saúde nessecontexto. Entretanto, 93% dos participantes relataram desconhecerem as técnicas específicas para o manejo dos vestígios e87% referiram nunca ter realizado. Nesse contexto, embora os enfermeiros considerem importante a preservação e coleta devestígios frente ao atendimento à mulher vítima de violência sexual, estes não se sentem preparados técnica e cientificamentepara fazê-lo. Um dos aspectos que podem colaborar com isso é a fragilidade na formação profissional, em decorrência de umaabordagem incipiente sobre esse tema nos cursos de graduação.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1