Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Exportar:

Email
Adicionar mas contactos

Enviar resultado
| |

Perfil dos enfermeiros no serviço de oncologiae a importância da qualificação profissional / Profile of nurses in the oncology service and the importance of professional qualification

Souza, Ayla Maria Lopes de; Freire, Daniela de Aquino; Santos, Isabel Cristina Ramos Vieira; Melo , Jessica Thamires da Silva; Souza, Marcos Antonio de Oliveira; Souza, Nauã Rodrigues de.
Nursing (Säo Paulo); 20(233): 1883-1888, out.2017.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-31610

Resumen

Objetivo: investigar o perfil dos enfermeiros no serviço de oncologia e a importância da qualificação profissional. Métodos: estudotransversal, com abordagem quantitativa, realizado em um hospital de referência em oncologia, com uma amostra de 21 enfermeiros. Osdados foram coletados por meio da aplicação de questionário semi-estruturado, nos meses de outubro e novembro de 2015, analisadospor meio da frequência simples e percentual. Resultados: foi verificado que o perfil dos profissionais é predominantemente do feminino(19), relativamente jovens (14), a maioria com um tempo de atuação em oncologia de até dois anos (12). Na instituição, a maior partepossui o vínculo celetista (14) e trabalha mais de 60 horas semanais (20), devido a outro vínculo empregatício. Ainda, foi observado quetais profissionais buscam conhecimento por meio de especialização, fator primordial para atuação em unidades de oncologia. Entretanto,a participação nas reuniões científicas ou discussões de casos clínicos com outros profissionais é pouco efetivada. Conclusão: os resultadosencontrados são importantes, uma vez que apontam para questões que devem ser refletidas por gestores hospitalares e de instituiçõesformadoras, assim como por profissionais preocupados com a melhoria da assistência à população acometida por essa patologia.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.1