Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Hidroterapia e bola suíça no trabalho de parto: ensaio clínico randomizado / Hydrotherapy and the Swiss ball in labor: randomized clinical trial

Henrique, Angelita José; Gabrielloni, Maria Cristina; Cavalcanti, Ana Carolina Varandas; Melo, Patrícia de Souza; Barbieri, Márcia.
Acta paul. enferm; 29(6): 686-692, nov.-dez. 2016. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: biblio-837821
Resumo Objetivo Conhecer a influência do banho quente e exercício perineal com bola suíça, de forma isolada e combinada, sobre a progressão do trabalho de parto. Métodos Ensaio clínico randomizado e controlado, realizado em dois hospitais públicos, no período de 2013 a 2014 com 128 mulheres internadas para assistência ao parto. A randomização aleatória alocou 44 parturientes no Grupo Banho Quente, 45 no Grupo Bola Suíça e 39 no Grupo Banho Quente e Bola Suíça associados. Resultados A pesquisa mostrou aumento estatisticamente significante na frequência da contração uterina com uso isolado (p=0,025) e associado da bola suíça (p<0,001), um aumento também significante na frequência cardíaca fetal com uso isolado e associado do banho quente (p< 0,001). Conclusão Associação do banho quente e bola suíça foi mais efetiva para a progressão do trabalho de parto e desfecho para o parto normal quando comparado com o seu uso isolado.
Biblioteca responsable: BR1.1