Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

O uso da simulação no ensino da técnica de aspiração de vias aéreas: ensaio clínico randomizado controlado / Use of simulations in the teaching of the airway aspiration technique: controlled randomized clinical trial / El uso de la simulación en la enseñanza de la técnica de aspiración de vias aéreas: ensayo clínico randomizado

Salgado, Patrícia Oliveira; Souza, Cristiane Chaves; Prado Júnior, Pedro Paulo do; Balbino, Paula Coelho; Ribeiro, Luciane; Paiva, Luciano Cortês; Brombine, Nathália Lorena Martins.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1090, 2018. ilus, tab
Artículo en Inglés, Portugués | BDENF, LILACS | ID: biblio-905257
Estudo com o objetivo de avaliar o efeito do uso da simulação no ensino da habilidade de aspiração de vias aéreas inferiores. Trata-se de ensaio clínico controlado randomizado realizado em uma universidade pública federal em outubro de 2016. Amostra de 33 estudantes alocados mediante sorteio aleatório nos grupos intervenção (n=17) e controle (n=16). A intervenção avaliada foi o ensino da técnica de aspiração de vias aéreas inferiores utilizando a simulação (oficinas individuais e debriefing), e o controle foi o ensino da técnica pelo método tradicional (aula expositiva e treinamento em grupo). Os desfechos avaliados foram o conhecimento teórico e prático sobre a habilidade ensinada, cujas pontuações máximas eram, respectivamente, 19 e 29 pontos. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. No conhecimento teórico, a média de acertos do grupo intervenção foi de 15,1 pontos e no grupo-controle foi de 15,5 pontos. Na avaliação prática, a pontuação média no grupo intervenção foi de 22,9 pontos e no grupo-controle foi de 20,8 pontos. Não houve diferença na média de acertos no conhecimento teórico e prático sobre a habilidade ensinada entre os grupos intervenção e controle. Entretanto, alunos que participaram das atividades simuladas relataram mais confiança e segurança no desenvolvimento da técnica em laboratório. Sugere-se a replicação do estudo com amostra maior para comparação dos achados. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos RBR-8bsmyz.
Biblioteca responsable: BR21.2