Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Redes sociais de usuários portadores de tuberculose: a influência das relações no enfrentamento da doença / Social networks of users with tuberculosis: the influence of relationships in coping with the disease

Azevedo, Mariana de Almeida Jorge de.
Rio de Janeiro; s.n; 2018. 91 p.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-970758
Redes sociais é um conceito polissêmico utilizado para estudar as relações sociais estabelecidas pelo sujeito com indivíduos e/ou organizações possibilitando a construção de uma teia de relacionamentos por meio de elos e conexões. Esta metodologia oferece a configuração e o papel dos integrantes, utilizando-se de métricas e representações gráficas, de caráter quantitativo, pode ser associada ou não a uma abordagem qualitativa. Este estudo tem como objeto as redes sociais de pessoas portadoras de tuberculose acompanhadas em uma unidade de atenção básica na Área Programática 3.1 do município do Rio de Janeiro.

Objetivos:

Estudar as redes sociais dos usuários portadores de tuberculose no sentido de compreender como as relações exercem influência no enfrentamento da doença. Objetivos específicos descrever as configurações das redes sociais dos usuários portadores de tuberculose acompanhados em uma unidade de atenção básica na A.P.3.1 no enfrentamento da tuberculose junto à equipe de saúde da família; e analisar as redes sociais dos usuários portadores de tuberculose acompanhados em uma unidade de atenção básica na A.P. 3.1. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 07 (sete) usuários portadores de tuberculose. Para a coleta dos dados, optou-se pela entrevista narrativa e questionário sócio demográfico. Os dados foram coletados no período de abril a maio de 2017. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme parecer nº 1.908.477. O material obtido nas entrevistas foi submetido à análise de conteúdo do tipo temática, gerando as seguintes categorias percepção dos sintomas e a busca pelo atendimento; o papel da rede primária no cuidado em saúde; rede secundária e o seu papel no controle da tuberculose; e os diversos capitais em jogo na rede. O apoio teórico para a análise fundamentou-se nos conceitos da teoria social de Pierre Bourdieu capital social, cultural e econômico. A análise dos dados foi apresentada em duas etapas a primeira consistirá na descrição de cada entrevistado e análise individual e coletiva das redes sociais dos usuários, e a outra na apresentação das narrativas e categorias. Resultados e discussão dos dados O estudo das redes sociais dos usuários possibilitou compreender a busca pelo cuidado em saúde como um processo que envolve diversos aspectos que atuam de maneira distinta sobre os indivíduos. A percepção dos primeiros sintomas da tuberculose não gerou a busca imediata à unidade de saúde da família. A primeira escolha de atendimento do usuário após o uso da medicina caseira ou automedicação foram os serviços de pronto atendimento. As redes primárias demonstraram seu potencial como reais influenciadoras para a busca pelo cuidado em saúde, atuando em todas as etapas do processo de adoecimento e enfrentamento da doença. Já as redes secundárias mostraram sua relevância a partir das ações de controle da TB, com destaque para o TDO. O entendimento dos conceitos capitais econômico, cultural e social possibilitou compreender a mobilização de recursos nas redes sociais. Conclui-se que estudar as redes sociais dos usuários portadores de tuberculose permitiu vislumbrar o potencial da estrutura das redes para o cuidado em saúde.
Biblioteca responsable: BR1366.1
Ubicación: BR1366.1; 614.253.5, A994, TE684