Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do Conhecimento de Alunos do Internato Médico sobre Pancreatite Aguda Utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas / Evaluating Medical Interns' Knowledge about Acute Pancreatitis Using Problem-Based Learning

Marinzeck, Leonardo Castro; Stefaneli, Eduardo; Paschoalino, Danilo Cesar; Caritá, Edilson Carlos; Silva, Silvia Sidneia da.
Rev. bras. educ. méd ; 43(1): 157-162, jan.-mar. 2019. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS, RHS | ID: biblio-977564
RESUMO A pancreatite aguda é doença frequente nas enfermarias de hospitais gerais, tem etiologia multifatorial e pode levar a alterações graves dos diversos aparelhos e sistemas corpóreos. O internato, em geral, é o momento em que os alunos de Medicina sedimentam os conhecimentos adquiridos de maneira fracionada durante as etapas básicas do curso. Atualmente, com a mudança do modelo pedagógico em vários cursos de Medicina, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) vem sendo adotada. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do método ABP na aquisição de conhecimentos de alunos do internato médico sobre pancreatite aguda, em comparação ao método tradicional. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem quantitativa e caráter transversal. A amostra foi composta por 40 alunos que cursavam a décima primeira etapa do curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada do interior paulista no segundo semestre de 2015. Foi realizada avaliação entre os sujeitos do grupo pesquisa e do grupo controle quanto à diferença no nível de conhecimento sobre o tema. Como teste estatístico foi utilizado o teste paramétrico t de Student para dois grupos independentes. Como resultado, obteve-se que os alunos que participaram das sessões tutoriais pelo método ABP tiveram maior rendimento nas respostas às questões do instrumento de avaliação, com p = 0,013. Assim, ratifica-se que, além dos ganhos já sabidos em relação à formação de um profissional médico proativo, atento para sentir seu ambiente de trabalho, seus pares e os usuários, o método é também eficiente para a continuidade do processo ensino-aprendizagem durante o internato médico. Desse modo, recomenda-se utilizar a ABP no processo ensino-aprendizagem da Clínica Cirúrgica na universidade do estudo. Propõe-se também a continuidade de pesquisas com médicos residentes para avaliar a aquisição do conhecimento de outras patologias em outras clínicas, comparando-se os métodos ABP e o tradicional com vistas a mais subsídios para adoção da ABP nesse estágio de formação.
Biblioteca responsable: BR1.1