Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores Associados à Manutenção do Vício de Fumar e do Consumo de Álcool entre Acadêmicos de Medicina em uma Capital do Nordeste do Brasil / Factors Associated with Continued Smoking Addiction and Alcohol Consumption among Medical Students in Capital City in the Northeast of Brazil

Gomes, Ileana Pitombeira; Pereira, Renata Allana da Costa; Santos, Brena Ferreira dos; Pinheiro, Marcelo de Almeida; Alencar, Carlos Henrique; Cavalcanti, Luciano Pamplona de Góes.
Rev. bras. educ. méd ; 43(1): 55-64, jan.-mar. 2019. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-977566
RESUMO Introdução Há um aumento no consumo de drogas entre os jovens no Brasil. Esse consumo se destaca entre os estudantes universitários, acarretando uma preocupação adicional quando associado aos estudantes da área da saúde. Objetivo Identificar os fatores associados à manutenção do vício de fumar e do consumo de álcool entre acadêmicos de Medicina. Métodos Trata-se de um estudo analítico, de prevalência, envolvendo estudantes de Medicina das quatro escolas médicas da cidade de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Foi aplicado um questionário semiestruturado, contendo 46 perguntas objetivas, aos estudantes que cursavam o primeiro ano (S1/S2) durante o ano de 2012 e novamente em 2016, quando esses mesmos estudantes se encontravam no internato (I3/I4). A amostra foi calculada considerando como população do estudo o número máximo de alunos nos dois períodos avaliados.O projeto foi aprovado pelo CEP, por meio do Parecer nº020/2012. Resultados Foram entrevistados 360 estudantes no primeiro momento da pesquisa e 354 estudantes no segundo momento. O consumo de tabaco passou de 17,4% durante o primeiro ano do curso para 28,2% durante o internato (p<0,001). O mesmo ocorreu com o consumo de álcool, que já era elevado no início do curso (84,6%) e aumentou para 92,6% (p<0,001). No primeiro ano do curso, 40,5% dos estudantes referiram já ter se embriagado pelo menos uma vez. Durante a faculdade, esse percentual subiu para 59,5% (RP=1,66; p<0,001). Conclusão O consumo de álcool e tabaco aumentou de forma importante durante o curso de Medicina. Há necessidade de intervenções nos hábitos dos acadêmicos de Medicina com o objetivo de reduzir o consumo exagerado de álcool e a manutenção do tabagismo nesta população.
Biblioteca responsable: BR1.1