Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Fatores relacionados a não adesão medicamentosa no tratamento da hipertensão arterial: uma revisão integrativa / Factors related to noncompliance in the treatment of hypertension: an integrative review

Cruz, Laís Helena de Lima; Pessoa, Marina Saraiva de Araújo; Farias, Andreza Josiany Aires de; Queiroz, Xênia Sheila Barbosa Aguiar; Almeida, Taciana da Costa Farias.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 22(248): 2560-2564, jan.2019.
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-979709
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é considerada uma condição multifatorial, caracterizada pela elevação dos níveis de Pressão Arterial (PA). Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão ao tratamento medicamentoso da HAS. Obteu-se uma amostra por 20 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os principais aspectos que influenciam na adesão do tratamento medicamentoso da HAS estão relacionados ao indivíduo, que envolvem o déficit cognitivo, baixa escolaridade, sentimentos de incapacidade, alcoolismo, socioeconômicos, aceitação da doença e esquecimento; ao tratamento, alto custo dos medicamentos, longa duração e complexidade do tratamento, efeitos adversos e número de medicamentos; à doença, complicações tardias, assintomatologia, condições da doença e cronicidade, serviços de saúde, insuficiência de informação, dificuldades no acesso e habilidade deficiente dos profissionais para ensinar o uso correto dos medicamentos. O estudo possibilitou verificar que diversos fatores interferem na adesão e continuidade do tratamento medicamentoso da HAS, devendo ser abordados pelos profissionais de saúde.(AU)
Biblioteca responsable: BR21.2