Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

As ações de enfermagem para o protagonismo do usuário na reabilitação psicossocial: um território em negociação / The actions of nursing for the protagonism of the patient in psychosocial rehabilitation: a territory under negotiation

Bossato, Hércules Rigoni.
Rio de Janeiro; s.n; jul. 2018. 160 f p. tab, graf, ilus.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-987222
Na Reabilitação é primordial permitir condições para que o sujeito possa ser o protagonista em participar dos processos de trocas sociais e aumentar seu poder contratual. A tese é como a equipe de enfermagem pode construir ações cotidianas para a promoção do protagonismo do usuário do CAPS III por intermédio do cuidado protagonizador em negociação com território. Para tanto, tem como

objetivos:

Descrever as ações da equipe de Enfermagem que promovem o protagonismo do usuário no CAPS III; identificar as dificuldades da equipe de Enfermagem em promover ações para o protagonismo do usuário do CAPS III; analisar os sentidos que a Equipe de Enfermagem produz nas ações cotidianas para o protagonismo do usuário do CAPS III.

Metodologia:

Estudo de abordagem qualitativa com a técnica da observação participante e da entrevista não estruturada com os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro de Reabilitação Psicossocial (CAPS) tipo III. Totalizando 16 participantes em dois CAPS III. Os dados foram analisados pelo conteúdo temático por meio do mapa de associações de ideias e produção de sentidos a luz do construcionismo social.

Resultado:

A equipe de Enfermagem produz ações em seu cotidiano de trabalho para promover o protagonismo do usuário do CAPS III por meio da comunicação criativa, trabalho em rede e disponibilidade para o cuidado protagonizador em saúde mental. Contudo, no caminho para mediar e construir possibilidades para que esse usuário possa ser o protagonista na vida, a equipe de enfermagem encontra grandes desafios que estão relacionados à violência territorial, analfabetismo do usuário, a não adesão da família do usuário na terapêutica, o manejo das crises e o sucateamento do CAPS. Em meio a esse contexto, a equipe de enfermagem produz sentidos para o protagonismo do usuário traçados por uma singularidade do cuidado, a possibilidade de dar voz do usuário no CAPS e a valorização da subjetividade do usuário para o cuidado protagonizador.

Conclusão:

A tese aborda que as ações, os desafios e os sentidos que a equipe de Enfermagem do CAPS III produz ao cuidado protagonizador é dimensionada pela relação clínica-política-ética em uma negociação constante com o território do usuário no CAPS III. (AU)
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; D401 EEAN