Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Saberes e experiências de idosos sobre a catarata e o processo cirúrgico: subsídios à construção de material educativo / Elderly knowledge and experiences about cataract and the surgical process: subsidies for the construction of educational material

Silva, Márcia Cristina Marques Pereira da.
Rio de Janeiro; s.n; dez. 2018. 179 f p. ilus, graf, tab.
Tesis en Portugués | LILACS, BDENF | ID: biblio-987544
O processo de envelhecimento inclui mudanças importantes, dentre elas, a perda da cor nos cabelos, perdas visuais, de memória e de firmeza da pele e auditivas. Estes eventos resultam em vulnerabilidades para os idosos, que pioram com o desconhecimento de si mesmos, já que o surgimento de doenças degenerativas em geral e de comorbidades, mostram sinais clássicos da senescência. O interesse, em particular, deste estudo trata dos saberes e experiências de idosos sobre a catarata e os cuidados no processo cirúrgico. Como ortoptista e enfermeira, pude perceber que quase sempre não há espaço de diálogo do profissional com o idoso sobre as orientações necessárias de todo o processo, o que os tornaria mais seguro e confiante para o procedimento, além de minimizar complicações clínicas. Objetivos. Descrever saberes e experiências de idosos acerca da cirurgia de catarata e dos cuidados pré e pós-operatórios; analisar demandas de conhecimento sobre a cirurgia e os cuidados neste processo; e construir material educativo com base em tais demandas. Método. Pesquisa Convergente-Assistencial, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery, com participação de 24 idosos da Unidade Cirúrgica de Catarata, em um hospital privado do Rio de Janeiro e no domicílio de cada participante. Os dados foram produzidos em seis etapas subsequentes e interrelacionadas, em dois encontros individuais, com entrevista individual semiestruturada, seguida de discussão com cada participante, em conformidade com a base da educação problematizadora freiriana sobre os saberes, experiências e demandas de conhecimento dos idosos, além da elaboração de material educativo acerca do tema proposto. Os aspectos éticos da pesquisa foram atendidos seguindo as recomendações da Resolução nº 466/2012, tendo sido o projeto submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa, através da Plataforma Brasil, com nº CAAE 73091317500005238, obtendo sua aprovação. Aplicada técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados:

Os saberes e experiências dos idosos sobre a doença e o processo cirúrgico são frutos de experiências anteriores com a cirurgia, consigo próprios ou com pessoas próximas, por meio da internet, das consultas médicas e do saber das experiências feitas. Há demandas de conhecimento, como cuidados para evitar a contaminação do colírio, higienização adequada das mãos e detalhamento sobre a doença e os cuidados pós-cirúrgicos.

Conclusão:

A educação em saúde foi a estratégia de cuidado empregada, o diálogo se apresentou como ferramenta que possibilitou aos idosos compartilharem seus saberes e experiências sobre o processo cirúrgico de catarata, e a elaboração da cartilha ilustrada como tecnologia de enfermagem, com características informativa, autoexplicativa e interativa. (AU)
Biblioteca responsable: BR442.1
Ubicación: BR442.1; T847 EEAN