Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Caninos permanentes retidos por palatino: diagnóstico e terapêutica: uma sugestão técnica de tratamento / Palatine impacted permanent maxillary canines: diagnose and therapeutics

Cappellette, Mario; Cappellette Júnior, Mario; Fernandes, Luciana Cappellette Monteiro; Oliveira, Arnaldo Pinto de; Oliveira, Walter Cerveira de.
Rev. dent. press ortodon. ortopedi. facial ; 13(1): 60-73, jan.-fev. 2008. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-479177
Os dentes seguem uma seqüência de erupção favorável no desenvolvimento da oclusão normal, mas algum distúrbio desse mecanismo, nesse período de transição da dentadura mista para a permanente, pode levar a alterações na seqüência ou mesmo no trajeto de erupção, levando a impactação de dentes. Os caninos superiores permanentes, depois dos terceiros molares, apresentam maior ocorrência de impactação, especialmente na região palatina, mesmo na presença de espaço suficiente para o seu alinhamento na arcada dentária. Na impossibilidade do diagnóstico precoce, esforços serão empregados para reposicionar o dente no arco dentário evitando sua extração, dada a sua importância no equilíbrio, harmonia e função do arco dentário. Nos casos não diagnosticados ou tratados inadequadamente podem ocorrer perturbações mecânicas, infecciosas ou neoplásicas. O prognóstico depende da posição do canino em relação às estruturas adjacentes e à possibilidade de movimentação ortodôntica. O presente trabalho aborda os principais fatores a serem considerados nos casos de caninos superiores permanentes impactados, tais como processo de erupção, etiologia, diagnóstico e uma forma de tração proposta para caninos impactados. Também será apresentado um caso clínico em que se optou pelo tratamento ortodôntico-cirúrgico, cuja técnica de tração tem-se mostrado bastante eficiente nos casos de impactação de caninos no palato.
Biblioteca responsable: BR1.1