Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uso de drogas por estudantes de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo / Use of drugs by Pharmacy students at the Federal University in Espírito Santo

Portugal, Flávia Batista; Souza, Renata Santos de; Buaiz, Vitor; Siqueira, Marluce Miguel de.
J. bras. psiquiatr ; 57(2): 127-132, 2008. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-492114

OBJETIVO:

Traçar o perfil dos usuários de substâncias psicoativas do curso de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

MÉTODOS:

Tratou-se de estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo. Foram pesquisados 148 alunos (80,4 por cento) matriculados no curso de Farmácia. O instrumento utilizado foi o questionário da Organização Mundial de Saúde adaptado à realidade brasileira. Os dados foram tabulados e analisados por meio do programa Statistical Packcage for the Social Science (SPSS).

RESULTADOS:

Dos pesquisados, a maior representação foi na faixa etária de 20 a 22 anos (52,7 por cento), do sexo feminino (67,6 por cento), e da classe socioeconômica B (47,3 por cento). Quanto ao uso de álcool, o " uso na vida" foi de 87,8 por cento, " uso no ano" de 77,7 por cento e " uso no mês" de 58,1 por cento. Entre as outras drogas, o " uso na vida" mais prevalente foi dos inalantes (18,2 por cento).

CONCLUSÃO:

Conforme observado, o uso de substâncias psicoativas entre universitários é questão preocupante, demonstrando a importância de maior abordagem à temática no currículo acadêmico.
Biblioteca responsable: BR14.1