Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Detecção do uso de drogas de abuso por estudantes de medicina de uma universidade privada / Detection of drugs abuse among Medicine students in a private university

Tockus, Deborah; Gonçalves, Priscila Samaha.
J. bras. psiquiatr ; 57(3): 184-187, 2008. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-496059
O uso de drogas entre estudantes universitários está cada dia mais difundido. Os índices de uso de álcool e drogas ilícitas podem ser maiores na população universitária do que na população em geral.

OBJETIVO:

Este trabalho procurou detectar quais são as drogas de abuso usadas pelos estudantes de medicina de universidade privada de Curitiba para posterior implementação de programa de prevenção secundária nesta população.

MÉTODOS:

Durante 106 dias, em 2006, foi aplicada adaptação virtual do questionário Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST) aos 209 estudantes de medicina participantes do presente trabalho.

RESULTADOS:

Oitenta e oito (42 por cento) estudantes participaram. A maioria era solteira (88 por cento) e tinham entre 17 e 25 anos (85 por cento). Setenta e oito por cento usou álcool pelo menos uma vez na vida. O uso na vida de tabaco foi de 39 por cento; cannabis sativa 26 por cento, inalantes 22 por cento e estimulantes 11 por cento. DISCUSSÃO Os resultados encontrados são semelhantes aos de outras pesquisas em universidades e mostram alto número de usuários de drogas, especialmente o álcool. Essa é uma situação preocupante e aponta a importância da instituição educacional na prevenção da dependência química.

CONCLUSÃO:

O ambiente universitário influencia o uso de drogas e novas estratégias de prevenção são necessárias.
Biblioteca responsable: BR14.1