Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Estudo comparativo da sensibilidade nos pés de diabéticos com e sem úlceras utilizando o PSSDÕ / Comparative study of the sensitivity of diabetic lower extremities with and without ulcers using the PSSDÕ

Ferreira, Marcus Castro; Vieira, Suzy Anne Tavares; Carvalho, Viviane Fernandes de.
Acta ortop. bras ; 18(2): 71-74, 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-545173

INTRODUÇÃO:

Determinar e comparar limiares de sensibilidade cutânea nos pés de pacientes diabéticos com úlcera em apenas um dos membros inferiores.

MATERIAIS E MÉTODOS:

20 pacientes foram estudados, a média de idade e de conhecimento do diabetes foi 61,6 e 12,4 anos, respectivamente. Todos os pacientes foram previamente testados com o monofilamento de Semmes-Weinstein nº 5,07. A sensibilidade foi avaliada usando o teste de discriminação entre dois pontos e o PSSDÕ (Pressure-Specified Sensory Device) para avaliar os limiares de sensibilidade de maneira quantitativa, em g/mm². Testadas três áreas da pele polpa do hálux, dorso do e parte medial do calcâneo, incluindo-se quatro testes, um ponto estático, um ponto dinâmico, dois pontos estáticos e dois pontos dinâmicos.

RESULTADOS:

A distância média de discriminação de dois pontos em mm foi superior nos pés com úlceras, mas a diferença entre os membros inferiores teve significância estatística apenas para o hálux. Com o PSSDÕ, todos os pacientes tiveram limiares de pressão superior nos pés com úlcera, em comparação com os pés sem úlcera, em todos os testes e com significância estatística.

CONCLUSÃO:

O PSSDÕ foi capaz de diferenciar níveis de sensibilidade entre membros com e sem úlcera em pacientes diabéticos, com significância estatística.
Biblioteca responsable: BR734.1