Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS Enfermería

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Complicações relacionadas ao uso do cateter venoso periférico: ensaio clínico randomizado / Complications related to the use of peripheral venous catheters: a randomized clinical trial

Danski, Mitzy Tannia Reichembach; Johann, Derdried Athanasio; Vayego, Stela Adami; Oliveira, Gabriella Rodrigues Lemes de; Lind, Jolline.
Acta paul. enferm ; 29(1): 84-92, jan.-fev. 2016. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS, BDENF | ID: lil-781338
Resumo Objetivo Analisar as complicações decorrentes do uso e tipo de cateter venoso periférico em adultos. Métodos Ensaio clínico randomizado; realizado em um hospital de ensino, no período de 2012 a 2015; incluiu-se 169 adultos internados em unidades clínicas e cirúrgicas que necessitaram de punção venosa periférica e com permanência prevista de mais de 96 horas. A randomização aleatória sistematizada alocou 90 participantes no Grupo Experimental (cateter de segurança completo) e 79 no Grupo Controle (cateter curto flexível). Resultados A taxa geral de complicações foi 55,62%, houve 18,34% de flebite, infiltração 11,83%, obstrução 11,24% e tração 9,47%. Não houve diferença significativa entre os grupos para a ocorrência de complicações, flebite, obstrução e tração. Conclusão A taxa de complicações no cateterismo venoso periférico foi alta, mas quando comparados, sem diferença estatística significativa, o cateter de segurança completo teve taxas menores de complicações após o quarto dia de sobrevida.
Biblioteca responsable: BR1.1