Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Experiencias de madres de niños con cardiopatias: una investigación-cuidado / Vivências de mães de crianças com cardiopatias: uma pesquisa-cuidado / Experiences of mothers of children living with cardiopathies: a care research study

Rabelo, Ana Cleide Silva; Silva, Lúcia de Fátima da; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Ponte, Keila Maria de Azevedo; Silva, Fabíola Vládia Freire da.
Online braz. j. nurs. (Online); 11(3)dec 21, 2012.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-24624

OBJETIVO:

Analisar a vivência de mães de crianças com cardiopatias à luz da Teoria do Cuidado Transpessoal.

METODOLOGIA:

Pesquisa-cuidado, de abordagem qualitativa, realizada em maio e junho de 2011.Amostra: 21 mães que acompanhavam seus filhos durante tratamento em um hospital especializado em adoecimento cardiopulmonar, em Fortaleza-Ceará.

RESULTADOS:

A mãe vivencia processos de transformação na vida social por ter de se dedicar ao filho com cardiopatia, além de enfrentar sentimentos como ansiedade, medo, tristeza e angústia pelo risco iminente de morte do filho. Para ter força e sustentação, ela utiliza a fé.Discussão: A utilização dos elementos do Processo Clinical Caritas colabora para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem humanizado.

CONCLUSÃO:

A aplicabilidade desta teoria favorece a compreensão da experiência da mãe como cuidadora e como ser que necessita de cuidado.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1