Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Expectativas de los usuarios en relación a las acciones de salud mental: un estudio fenomenológico / Expectativas de usuários sobre ações de saúde mental: um estudo fenomenológico / Users' expectations with regard to mental health actions: a phenomenological study

Camatta, Marcio Wagner; Wetzel, Christine; Schneider, Jacó Fernando.
Online braz. j. nurs. (Online); 11(3)dec 21, 2012.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-24625

OBJETIVO:

compreender as expectativas de usuários em relação às ações voltadas para saúde mental desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família.

MÉTODO:

abordagem qualitativa, com referencial da fenomenologia social. Foram realizadas entrevistas com 16 usuários em duas unidades de saúde da família de Porto Alegre/Rio Grande do Sul.

RESULTADOS:

os usuários buscam acessar serviços e insumos ofertados pela equipe e estabelecer uma relação social.Discussão: Os usuários buscam a unidade para atender alguma demanda, a qual é ofertada pela equipe por meio de determinados serviços, seja para prevenir doenças e complicações, seja para promover e recuperar a saúde, ou mesmo para estabelecer relação social com os profissionais.

CONCLUSÃO:

o atendimento dessas expectativas é fundamental para garantir o acesso dos usuários aos serviços de saúde, em diferentes níveis de complexidade, e para fortalecer a implicação dos profissionais e usuários com o cuidado por meio do reconhecimento da interação social como dispositivo terapêutico.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1