Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enseñanza del gerenciamiento del cuidado: punto de vista de los estudiantes de graduación – teoria fundamentada (Grounded Theory) / Ensino de gerenciamento do cuidado: olhar de graduandos – teoria fundamentada nos dados / The education of healthcare management: a view from the graduates – Grounded theory

Santos, Iraci dos; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Santos, José Luís Guedes dos; Klock, Patrícia; Martins, Vilma Villar; Brandão, Euzeli da Silva.
Online braz. j. nurs. (Online); 11(3)dec 21, 2012.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: bde-24628

OBJETIVO:

compreender o olhar de estudantes de enfermagem sobre o ensino de gerenciamento do cuidado durante sua formação acadêmica.

MÉTODO:

estudo qualitativo, do tipo teoria fundamentada nos dados. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas com 18 estudantes de duas universidades brasileiras. Para análise, realizaram-se codificações aberta, axial e seletiva.

RESULTADOS:

categorias delimitadas: reconhecendo que as interligações entre as disciplinas favorecem a visão do cliente em sua integralidade; associando o gerenciamento do cuidado à descoberta das reais necessidades físicas e mentais do cliente; entendendo o gerenciamento do cuidado como uma atividade ampla e complexa relacionada aos cuidados diretos e indiretos ao cliente, e; referindo que há maior contemplação do conteúdo teórico em relação ao conteúdo prático sobre gerenciamento, que compõe o fenômeno – compreendendo que o gerenciamento propicia ao cliente um cuidado humanizado e integral.

CONCLUSÃO:

os estudantes entendem que o gerenciamento, além de atender demandas institucionais, é uma estratégia para o desenvolvimento de melhores práticas de cuidado.(AU)
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1