Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida entre obesos mórbidos e pacientes submetidos à cirurgia bariátrica / Quality of life among morbid obese and patients submitted to bariatric surgery

Barros, Lívia Moreira; Moreira, Rosa Aparecida Nogueira; Frota, Natasha Marques; Araújo, Thiago Moura de; Caetano, Joselany Áfio.
Rev. eletrônica enferm ; 17(2): 312-321, 20150431. graf, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-832474
Objetivou-se avaliar a Qualidade de Vida (QV) entre os obesos que aguardam a realização da cirurgia bariátrica e pacientes que estão no pós-cirúrgico. Estudo transversal com abordagem quantitativa realizado em um hospital referência em cirurgia bariátrica em Fortaleza-CE. A amostra foi de 64 pacientes do pré-operatório e 92 do pós-operatório. Dados coletados por meio do questionário de QV de Moorehead-Ardelt II do protocolo Bariatric Analisys and Reporting Outcome System (BAROS). A maioria dos indivíduos do período do pré-operatório classificou sua QV como mínima - 57,8% (37), enquanto que, no grupo do pós-operatório, observou-se uma mudança significativa em que 75% (69) dos participantes consideraram que sua QV estava muito boa após a cirurgia (p<0,001). Em ambos os grupos, os aspectos da QV que apresentaram pior avaliação foram atividade física, interesse sexual e comportamento alimentar. A cirurgia bariátrica representa uma melhora na qualidade de vida dos indivíduos.
Biblioteca responsável: BR1854.9