Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação do grau de acurácia diagnóstica de graduandos e enfermeiros em programas de residência / Comparison of the diagnostic accuracy of undergraduate students and nurses in residency programs / Comparación del grado de exactitud diagnóstica de los estudiantes graduados y personal de enfermería en los programas de residencia

Oliveira, Izabela Martins; Silva, Rita de Cássia Gengo e.
REME rev. min. enferm ; 20: e-952, 2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-835261

OBJETIVOS:

comparar o grau de acurácia diagnóstica entre estudantes do último ano de graduação em ENFERMAGEM e de enfermeiros residentes, e estimar a associação entre o grau de acurácia diagnóstica e o grau de contato com processo de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, raciocínio clínico e o grau de habilidade em estabelecer diagnósticos de enfermagem.

MÉTODO:

trata-se de estudo descritivoexploratório transversal. Participaram 65 sujeitos, dos quais 27 graduandos do último ano de Enfermagem, 19 enfermeiros residentes do primeiro ano e 19 do segundo ano. Utilizaram-se dois instrumentos caracterização dos participantes e caso clínico. O grau de acurácia diagnóstica foi avaliado por meio da Escala de Acurácia de Diagnósticos de Enfermagem - versão 2. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.

RESULTADOS:

os participantes tinham idade média entre 22 e 26 anos e a maioria era do sexo feminino. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à habilidade autorreferida para estabelecer diagnósticos de enfermagem e grau de contato com processo de enfermagem, diagnósticos de enfermagem e raciocínio clínico nos âmbitos teórico e prático. Verificou-se que os residentes do segundo ano identificaram número significativamente menor de diagnósticos de baixa acurácia.

CONCLUSÃO:

os resultados sugerem que os programas de residência contribuem para melhorar a acurácia diagnóstica.
Biblioteca responsável: BR21.1