Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Os saberes que emergem da prática social do enfermeiro-preceptor na residência multiprofissional em saúde / The knowledge that emerges from the social practice of the nursepreceptor in the Multiprofessional Residence in Health

Silva, Verônica Caé da.
Rio de Janeiro; s.n; jan. 2017. 198 f p. graf, tab.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-836773
O objeto do presente estudo é a prática social educativa do enfermeiro-preceptor na Residência Multiprofissional em Saúde -RMS.

Objetivos:

descrever a prática social educativa do enfermeiro-preceptor na Residência Multiprofissional em Saúde; analisar o domínio dos saberes do enfermeiro-preceptor implicados na prática social educativa da Residência Multiprofissional em Saúde; discutir o domínio dos saberes do enfermeiro-preceptor para a prática social educativa no espaço de construção multiprofissional em saúde. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, cuja estratégia metodológica foi o Estudo de Caso Único. O cenário foi uma instituição de saúde de uma universidade pública localizada no Rio de Janeiro e, os participantes 11 enfermeiros-preceptores, 02 profissionais preceptores de outras categorias, 06 tutores, 04 coordenadores, 02 docentes e 21 residentes dos 02 programas de RMS da instituição cenário Saúde da Mulher - SM e Saúde da Família e Comunidade - SFC. A coleta de dados ocorreu de setembro/2014 a outubro/2015 por meio de entrevista aos participantes, observação direta e documentação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), em respeito à Resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A partir da base teórica, Pedagogia Histórico- Crítica Social dos Conteúdos de Dermeval Saviani, e das demais referências sobre a temática, os dados foram analisados e categorizados os resultados em 03 unidades, com análise temática os atores sociais da Residência Multiprofissional em Saúde do HESFA; a prática docente assistencial do enfermeiro-preceptor na RMS; os saberes que emergem do trabalho educativo do enfermeiro-preceptor na RMS. Do presente resultou a seguinte tese A Prática Social Educativa do Enfermeiro-preceptor na Residência Multiprofissional em Saúde ocorre em concretude com os residentes, sendo desenvolvida com base em conhecimentos específicos, atitudinais e crítico contextuais, requerendo formação permanente para aprimoramento das ações contidas nos projetos de ensino dos programas.(AU)
Biblioteca responsável: BR442.1
Localização: BR442.1; D377 EEAN