Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence and factors associated with minor psychiatric disorders in hospital housekeeping workers* / Prevalência e fatores associados aos distúrbios psíquicos menores em trabalhadores do serviço hospitalar de limpeza*

Marconato, Cintia da Silva; Magnago, Ana Carolina de Souza; Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza; Dalmolin, Graziele de Lima; Andolhe, Rafaela; Tavares, Juliana Petri.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03239, 2017. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-842709
Resumo OBJETIVO Investigar a prevalência e os fatores associados aos Distúrbios Psíquicos Menores (DPMs) em trabalhadores do Serviço Hospitalar de Limpeza. MÉTODO Estudo transversal, realizado em 2013, com trabalhadores do serviço de limpeza de um hospital universitário público do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um formulário contendo variáveis sociodemográficas, laborais, hábitos e saúde. Para avaliação dos DPMs utilizou-se do Self-Reporting Questionnaire-20. RESULTADOS A população do estudo foi composta pelos 161 trabalhadores. A prevalência global para suspeição de DPM foi de 29,3%. As chances de suspeição de DPMs foram maiores nos trabalhadores em Desequilíbrio Esforço-Recompensa, nos que não tinham ou às vezes tinham tempo para o lazer e naqueles que faziam uso de medicação. CONCLUSÃO A prevalência de DPMs assemelhou-se à encontrada na literatura em trabalhadores da área saúde. Portanto, considera-se importante a inclusão desses trabalhadores em programas institucionais de educação permanente em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1