Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro / Reflexiones a la luz de la Teoría de la Complejidad y la formación del enfermero / Reflections in the light of the complexity theory and nursing education

Cruz, Ronny Anderson de Oliveira; Araujo, Elidianne Layanne Medeiros de; Nascimento, Neyce de Matos; Lima, Raquel Janyne de; França, Jael Rúbia Figueiredo de Sá; Oliveira, Jacira dos Santos.
Rev. bras. enferm ; 70(1): 236-239, jan.-fev. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-843605
RESUMO

Objetivo:

refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin.

Método:

reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin.

Resultados:

a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento.

Conclusão:

o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.
Biblioteca responsável: BR1.1