Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado a mulheres envolvidas com drogas: representações sociais de enfermeiras / Cuidado a mujeres consumidoras de drogas: representaciones sociales de enfermeras / Care for women involved with drugs: social representations of nurses

Rodrigues, Andreia Silva; Oliveira, Jeane Freitas de; Suto, Cleuma Sueli Santos; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Paiva, Mirian Santos; Souza, Simone Santos.
Rev. bras. enferm ; 70(1): 71-78, jan.-fev. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-843624
RESUMO

Objetivo:

analisar representações sociais de enfermeiras acerca do cuidado à mulher envolvida com drogas.

Método:

pesquisa qualitativa fundamentada na teoria das representações sociais, com 42 enfermeiras de uma maternidade pública de Salvador-BA, mediante questionário de identificação, teste de associação livre de palavras e entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise da estrutura das representações sociais e da árvore de similitude das evocações livres, assim como análise de conteúdo das entrevistas.

Resultados:

o cuidado a mulheres envolvidas com drogas é representado por um conjunto de palavras que evidencia questões teóricas e técnicas científicas, mas confrontadas com experiências na formação, no cotidiano laboral e em ideias e valores atribuídos ao consumo de drogas no período gravídico-puerperal sobretudo.

Conclusão:

As representações sociais das enfermeiras revelam conflitos entre e aspectos sociais e culturais em torno da problemática das drogas e o cuidado demandado a saúde de mulheres envolvidas com drogas.
Biblioteca responsável: BR1.1