Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Unna's boot: experience of care of people with venous ulcers / Bota de Unna: experiencia del cuidado de personas con úlcera varicosa / Bota de Unna: vivência do cuidado por pessoas com úlcera varicosa

Silva, Marcelo Henrique da; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Oliveira, Deíse Moura de; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Rev. bras. enferm ; 70(2): 349-356, Mar.-Apr. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843633
RESUMO

Objetivo:

compreender a vivência de cuidado de pessoas com úlcera varicosa em uso da Bota de Unna.

Método:

estudo qualitativo fundamentado na fenomenologia social de Alfred Schütz, realizado com 12 adultos entrevistados em 2015. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias temáticas.

Resultados:

foram desveladas as categorias "O incômodo da bota de Unna versus a melhora da ferida", "Dificuldades para o acesso ao cuidado com a Bota de Unna", "Cuidar para cicatrizar e prevenir recidivas" e "Receber mais atenção do profissional de saúde".

Conclusão:

a vivência de cuidado de pessoas em uso da Bota de Unna revelou o incômodo proporcionado por este dispositivo, superado pela melhora da ferida. Porém, o acesso ao cuidado foi comprometido pela falta de estrutura do serviço, frustrando as expectativas dos participantes em relação à cicatrização da ferida. As questões do universo intersubjetivo dessas pessoas devem ser consideradas na gestão do cuidado da úlcera varicosa.
Biblioteca responsável: BR1.1