Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nasoenteral tube: factors associated with delay between indication and use in emergency services / Sonda Nasogástrica: factores asociados al delay entre indicación y uso en Servicio de Urgencia / Sonda Nasoenteral: fatores associados ao delay entre indicação e uso em Emergência

Anziliero, Franciele; Corrêa, Ana Paula Almeida; Silva, Bárbara Amaral da; Soler, Bárbara Elis Dal; Batassini, Érica; Beghetto, Mariur Gomes.
Rev. bras. enferm ; 70(2): 326-334, Mar.-Apr. 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843636
RESUMO

Objetivo:

conhecer o tempo entre indicação e uso da sonda nasoenteral (SNE) e fatores associados a atrasos.

Método:

coorte prospectiva que acompanhou adultos de uma Emergência brasileira, desde a indicação ao uso da SNE, avaliando-se variáveis clínicas e do processo de trabalho. Adotou-se o modelo de Equações de Estimações Generalizadas para identificar fatores associados a atrasos em cada etapa do processo.

Resultados:

o tempo entre indicação e uso da SNE foi 573 (IQR 360-1093) minutos, em 150 inserções de SNE. Inserções em pacientes que anteriormente não a utilizavam, retardos na rotina assistencial médica, da nutrição e enfermagem, uso de ventilação mecânica, noradrenalina e jejum foram fatores para maior tempo até o uso da sonda.

Conclusão:

o tempo entre indicação e uso de SNE foi elevado, excedendo 10 horas em metade dos casos. Fatores relacionados às condições clínicas do paciente e à gestão da assistência contribuiriam para atrasos.
Biblioteca responsável: BR1.1