Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing Activities Score and Acute Kidney Injury / Nursing Activities Score y lesión renal aguda / Nursing Activities Score e a lesão renal aguda

Coelho, Filipe Utuari de Andrade; Watanabe, Mirian; Fonseca, Cassiane Dezoti da; Padilha, Katia Grillo; Vattimo, Maria de Fátima Fernandes.
Rev. bras. enferm ; 70(3): 475-480, May-June 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-843681
RESUMO

Objetivo:

avaliar a carga de trabalho de enfermagem em pacientes de terapia intensiva com lesão renal aguda (LRA).

Método:

estudo quantitativo, em Unidade de Terapia Intensiva, no período de abril a agosto de 2015. O Nursing Activities Score (NAS) e o Kidney Disease Improving Global Outcomes (KDIGO) foram utilizados para medir a carga de trabalho de enfermagem e classificar o estágio da LRA, respectivamente.

Resultados:

foram incluídos 190 pacientes. Os pacientes que desenvolveram LRA (44,2%) possuíam NAS superiores quando comparados aos sem LRA (43,7% vs 40,7%), p<0,001. Os pacientes com LRA nos estágios 1, 2 e 3 de LRA demonstraram NAS superiores aos sem LRA, houve relação entre os estágios 2 e 3 com os sem LRA, p=0,002 e p<0,001.

Conclusão:

o NAS apresentou associação com a existência de LRA, visto que seu valor aumenta com a progressão dos estágios, tendo associação com os estágios 2 e 3 de LRA.
Biblioteca responsável: BR1.1