Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Integrality of care: challenges for the nurse practice / Cuidado integral: desafío de la actuación del enfermero / Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro

Sousa, Solange Meira de; Bernardino, Elizabeth; Crozeta, Karla; Peres, Aida Maris; Lacerda, Maria Ribeiro.
Rev Bras Enferm; 70(3): 504-510, May-June 2017.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-843686

RESUMO OBJETIVO:

apreender a atuação do enfermeiro no modelo de gestão colegiada de um hospital de ensino na perspectiva do cuidado integral.

MÉTODO:

estudo de caso único de múltiplas unidades de análise, com a proposição teórica "o cuidado integral resulta dos vários cuidados oferecidos ao usuário pelos vários profissionais, dentre esses o enfermeiro". Os dados foram obtidos em uma unidade funcional de um hospital de ensino por meio de entrevistas com 13 enfermeiros, observação não participante e análise de documentos.

RESULTADOS:

a partir das categorias analíticas, emergiram subcategorias que possibilitaram apreender que o enfermeiro promove o cuidado integral por meio do gerenciamento de enfermagem, do trabalho em equipe e da integração entre os serviços.Considerações finais: ratificou-se a proposição teórica e constatou-se que o gerenciamento de enfermagem volta-se para o atendimento das necessidades de saúde e é uma estratégia para o cuidado integral.
Biblioteca responsável: BR1.1