Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cesarean section on demand: a population-based study in Southern Brazil / Cesariana a pedido: um estudo de base populacional no extremo Sul do Brasil

Cesar, Juraci Almeida; Sauer, Jessica Pereira; Carlotto, Kharen; Montagner, Maria Emília; Mendoza-Sassi, Raul Andrés.
Rev. bras. saúde matern. infant ; 17(1): 99-105, Jan.-Mar. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-844236
Resumo

Objetivos:

medir a prevalência e identificar fatores associados a ocorrência de cesarianas a pedido no município de Rio Grande, RS.

Métodos:

para todos os nascimentos ocorridos nas duas maternidades do município entre 01/01 a 31/12/2007, cujas mães residiam no município, foram investigadas características demográficas e reprodutivas maternas, socioeconômicas da família e assistência recebida durante a gestação e o parto. O desfecho foi constituído pela realização de cesariana a pedido, ou seja, por solicitação da parturiente. Na análise utilizou-se regressão de Poisson com ajuste robusto da variância. A medida de efeito utilizada foi razão de prevalências (RP).

Resultados:

dentre as 2.557 parturientes incluídas no estudo, 51,6% (IC95%49,6%-53,5%) foram submetidas à cesariana, sendo 10,7% (IC95%9,0%-12,4%) a pedido. Após ajuste obedecendo modelo hierárquico prévio, mostraram-se significativamente associadas ao desfecho as variáveis escolaridade materna, renda familiar, tipo de internação (público ou privada) e ter sido atendida pelo mesmo médico durante todo o pré-natal.

Conclusões:

as RP obtidas mostram que a probabilidade de ocorrência de cesariana a pedido foi substancialmente maior entre mães que apresentam os menores riscos de complicações durante a gravidez e o parto.
Biblioteca responsável: BR1.1