Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção telefônica na adesão à terapia antirretroviral de mulheres com vírus da imunodeficiência humana / Does telephone intervention in the adherence to antiretroviral therapy in women with human immunodeficiency virus

Pedrosa, Samyla Citó; Lima, Ivana Cristina Vieira de; Vasconcelos, Bárbara de Abreu; Cunha, Gilmara Holanda da; Pereira, Maria Lúcia Duarte; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz.
Rev Rene (Online) ; 18(3): 300-306, maio-jun 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-848589

Objetivo:

avaliar o impacto de uma intervenção telefônica na adesão à terapia antirretroviral em mulheres com vírus da imunodeficiência humana.

Métodos:

estudo quase-experimental, antes e depois, realizado em um serviço especializado, com 19 mulheres que vivem com o vírus da imunodeficiência humana. O estudo desenvolveu-se em quatro fases recrutamento; avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral, intervenção telefônica e reavaliação da adesão. Durante três meses de acompanhamento, foram realizadas oito ligações por participante, totalizando 152 intervenções.

Resultados:

após a intervenção, houve melhora estatisticamente significativa no número de participantes com adesão adequada (p=0,004) e na média dos escores de adesão à terapia (p=0,000). Não houve impacto significativo no estado imunológico.

Conclusão:

intervenções telefônicas direcionadas às mulheres com vírus da imunodeficiência humana desenvolvida durante três meses mostrou-se eficaz para a melhoria da adesão ao tratamento,
Biblioteca responsável: BR6.1