Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Abordagem vertical do peitoral maior nas inclusões mamárias / Vertical approach to the pectoralis major in breast implant insertion

Favaretto, Estéfano Luiz.
Rev. bras. cir. plást ; 32(3): 353-360, jul.-set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-868241

INTRODUÇÃO:

O trabalho demonstra uma abordagem alternativa para ampliarmos a escolha do espaço retromuscular e evitarmos os efeitos indesejáveis nas inclusões de próteses mamárias neste plano.

MÉTODOS:

Foram avaliados 328 pacientes do sexo feminino, com idade entre 17 e 62 anos, com queixa de hipomastia e certo grau de ptose mamária bilateral. Todas as pacientes foram submetidas à inclusão de próteses bilaterais e incisão vertical no músculo peitoral maior. A avaliação foi realizada com um período mínimo de 6 meses.

RESULTADOS:

A tática cirúrgica de incisão vertical no músculo peitoral maior nos permitiu ampliar a indicação do espaço retromuscular nas cirurgias de inclusão de próteses de mamas, conseguindo alcançar com êxito o posicionamento adequado da prótese e do tecido mamário, evitando cicatrizes adicionais.

CONCLUSÕES:

A técnica mostrou-se eficaz na sua propositura, evitando cicatrizes e o efeito de dupla-bolha e ampliando a indicação do espaço retromuscular.
Biblioteca responsável: BR32.1
Localização: BR32.1