Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores facilitadores na implantação das estratégias de segurança do paciente: estudo descritivo-exploratório / Facilitating factors in the implementation of patient safety strategies: a descriptive exploratory study

Oliveira, João Lucas Campos de; Reis, Gislene Aparecida Xavier dos; Souza, Verusca Soares de; Costa, Maria Antonia Ramos; Valera, Ingrid Mayara Almeida; Matsuda, Laura Misue.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 16(2): 108-118, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-876996

Objetivo:

investigar, na perspectiva de enfermeiros gestores, os meios/fatores que facilitam o processo de implantação de estratégias de segurança do paciente.

Método:

participaram 72 enfermeiros gestores de quatro hospitais universitários do estado do Paraná, por meio de entrevista individual, gravada e norteada pela questão "F ale-me sobre aspectos que facilitam a implantação das estratégias de segurança neste hospital". Os depoimentos foram transcritos na íntegra, submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

das falas emergiam duas categorias temáticas "Ferramentas da gestão como facilitadores na implantação das estratégias de segurança do paciente" e "Processos educativos meios que facilitam a implantação de estratégias de segurança do paciente".

Conclusão:

constatou-se que o apoio da alta gerência contribuiu sobremaneira à implantação das estratégias de segurança, além da liderança militante por este bem e o aperfeiçoamento do capital humano ­ estritamente veiculado à característica de ensino das instituições.
Biblioteca responsável: BR13.9
Localização: BR1342.1