Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo de cuidados básicos de enfermagem para clientes pós-angioplastia transluminal coronariana / Protocol of basic care of nursing for clients post-angioplasty coronarian transluminal

Lima, Vivian Cristina Gama Souza.
Niterói; s.n; 2018. 105 f p.
Tese em Português | LILACS | ID: biblio-883595
O objeto de estudo dessa pesquisa é definido como os cuidados básicos de enfermagem para promoção do conforto do cliente pós-angioplastia transluminal coronariana (ATC).

OS OBJETIVOS SÃO:

1 - Elaborar um protocolo de cuidados básicos de enfermagem para promoção do conforto do cliente pós-ATC; e 2 - Validar o protocolo através da avaliação de especialistas.

MÉTODO:

Estudo do tipo descritivo, de abordagem qualitativa e medidas quantitativas. O percurso metodológico foi dividido em três etapas: a primeira, uma revisão integrativa da literatura (RIL), que serviu como base teórico-científica para a segunda etapa: elaboração do protocolo. A terceira etapa é a validação do protocolo por enfermeiros especialistas. Foi feita a RIL, e após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 13 artigos. O protocolo foi elaborado a partir da identificação dos cuidados de enfermagem encontrados na literatura e do conhecimento teórico-prático das pesquisadoras. Constou de itens encontrados nos artigos e itens relacionados aos cuidados básicos de enfermagem de Virgínia Henderson, além de algumas recomendações da American Heart Association. Distribuiu-se os cuidados em três partes: Acolhimento do cliente na unidade pós-angioplastia transluminal coronariana, intervenções de enfermagem durante a recuperação/repouso e cuidados e orientações para a alta, totalizando 25 itens em sua primeira versão. Para validação do protocolo elaborado, foi utilizada a técnica Delphi e selecionados nove enfermeiros com experiência ou especialização na área de cardiologia e hemodinâmica como juízes.

RESULTADOS:

Foi evidenciado na análise dos resultados da RIL e das respostas dos especialistas que os enfermeiros preferem discutir as complicações do procedimento ao invés dos cuidados básicos de enfermagem. Foram necessárias três rodadas de perguntas e respostas para que todos os itens do protocolo atingissem taxa de concordância e índice de validade de conteúdo de no mínimo 0,9. De acordo com as sugestões feitas pelos especialistas e análise das mesmas, o documento foi alterado, o qual em sua versão final totalizou 28 itens.Considerações Finais: Espera-se, com os resultados, nortear a prática do enfermeiro favorecendo a qualidade da assistência. Sugere-se a aplicação do protocolo elaborado na prática clínica, bem como a construção de novos protocolos abordando os períodos pré e trans-ATC
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR 1342.1, L732; D 610.73