Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo de acolhimento com classificação de risco em pediatria: confiabilidade interobservadores / Care protocols with risk classification in pediatrics: inter-observer reliability

Magalhães, Fernanda Jorge; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Almeida, Paulo César; Ximenes, Lorena Barbosa; Chaves, Caroline Magna Pessoa.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 30(3): 262-270, mai-jun. 2017. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-885811
Resumo Objetivo Analisar a confiabilidade interobservadores da segunda edição do protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em Pediatria, na prática clínica de urgência/emergência. Métodos Estudo metodológico, desenvolvido por meio da confiabilidade interobservadores de dois Enfermeiros Classificadores Interobservadores Treinados (ECIT) e de dois ECI Não Treinados (ECINT) com a pesquisadora, totalizando 400 classificações. Dados analisados utilizando-se do Coeficiente Kappa, com Intervalo de Confiança (IC) de 95%. Resultados Predomínio de 80,0% de pacientes classificados como menor urgência (verde-50,7%) e não urgente (azul-29,3%); revelou-se substancial "quase perfeita" concordância entre os enfermeiros e a pesquisadora (Kappa entre 0,62 e 1,0). Houve "quase perfeita" concordância entre ECIT-2 e pesquisadora (Kappa 1,0), ECINT-2 e pesquisadora (Kappa 0,887) e ECIT-1 e pesquisadora (Kappa 0,725). Houve substancial concordância entre ECINT-1 e pesquisadora (Kappa 0,619). Conclusão O Protocolo de ACCR em Pediatria é uma tecnologia confiável para direcionar enfermeiros à classificação de risco em situações de urgência/emergência pediátrica.
Biblioteca responsável: BR1.2