Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing Activities Score by assistance sites in Intensive Care Units / Nursing Activities Score en sitios asistenciales en Unidad de Cuidados Intensivos / Nursing Activities Score nos sítios assistenciais em Unidade de Terapia Intensiva

Cyrino, Claudia Maria Silva; Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Castro, Meire Cristina Novelli e; Oliveira, Elaine Machado de; Deodato, Sérgio; Almeida, Priscila Masquetto Vieira de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(1): e20170145, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-891759
Resumo

Objetivo:

Comparar o Nursing Activities Score (NAS) entre os Sítios Assistenciais na Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

Estudo descritivo, retrospectivo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital escola. Os pacientes foram organizados em Sítios Assistenciais, conforme suas características clínicas e o dimensionamento dos profissionais de enfermagem foi realizado de acordo com o NAS. Considerou-se p < 0,05.

Resultados:

Predominaram-se pacientes do sexo masculino, cirúrgicos e com idade média de 56,8 anos. O Sitio Pós-Operatório apresentou maior rotatividade de pacientes. O NAS médio global foi 71,7%. Verificou-se diferença da carga de trabalho de enfermagem entre os dias nos diferentes Sítios Assistenciais. O menor tempo de internação e os pacientes não sobreviventes contribuíram para aumentar a carga de trabalho na UTI.

Conclusão:

Comparar o NAS nos diferentes Sítios possibilitou organizar a dinâmica do processo de trabalho da equipe de enfermagem conforme a especificidade de cada grupo contribuindo para a segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR442.1