Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Handoff communication in intensive care: links with patient safety / Comunicación en el handoff de terapia intensiva: nexos con la seguridad del paciente / Comunicação no handoff na terapia intensiva: nexos com a segurança do paciente

Santos, Grazielle Rezende da Silva dos; Campos, Juliana Faria; Silva, Rafael Celestino da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(2): e20170268, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-891792
Resumo

Objetivo:

Levantar as evidências científicas sobre a prática do handoff na unidade de terapia intensiva quanto à segurança da comunicação entre os membros da equipe sobre o paciente hospitalizado.

Método:

Revisão integrativa, nas bases Medline, PubMed, Cinahl e Scopus, com os descritores patient handoff, communication, patient safety, critical care, health communication e intensive care unit. Adotou-se como critérios texto completo, português/inglês, últimos dez anos, nível de evidência acima de IV e alinhamento à questão de pesquisa. Quinze artigos foram submetidos a um instrumento estruturado e análise.

Resultados:

Evidenciam-se informações ausentes, incompletas ou erradas no handoff, causadas pela falta de padronização e de preparo dessa atividade, gerando procedimentos atrasados, errados ou não realizados. O uso de instrumentos reduz a quantidade de informação omitida, conversas paralelas e erros, melhorando a satisfação da equipe. Considerações finais É preciso promover a comunicação segura no handoff, implementando práticas que garantam a continuidade da assistência.
Biblioteca responsável: BR442.1