Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de dados: comparação entre as diferentes perspectivas metodológicas da Teoria Fundamentada nos Dados / Análisis de datos: comparación entre las distintas perspectivas metodológicas de la Teoría Fundamentada En Los Datos / Data analysis: comparison between the different methodological perspectives of the Grounded Theory

Santos, José Luís Guedes dos; Cunha, Kamylla; Adamy, Edlamar Kátia; Backes, Marli Terezinha Stein; Leite, Joséte Luzia; Sousa, Francisca Georgina Macedo de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03303, 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-896667
RESUMO A Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) tem passado por muitas transformações desde a sua proposição como método de pesquisa nos anos de 1960. Como resultado dessas mudanças, delinearam-se três diferentes vertentes metodológicas da TFD clássica, straussiana e construtivista, cada uma com suas particularidades, principalmente no que tange à análise de dados. Assim, este estudo teve como objetivo descrever e comparar o processo de análise de dados adotado pelas diferentes perspectivas metodológicas da TFD. O texto está organizado em dois tópicos. Primeiramente, apresentam-se as características comuns e diferenciadoras das três perspectivas metodológicas da TFD. Na sequência, descreve-se e exemplifica-se o sistema de análise de dados adotado em cada uma das perspectivas metodológicas da TFD, o qual varia de duas a três etapas, podendo incluir ou não o uso do modelo paradigmático. Dessa forma, este estudo fornece subsídios para a compreensão dos diferentes sistemas de análise de dados adotados na TFD, o que pode contribuir para o rigor e a qualidade científica das pesquisas em enfermagem que adotarem esse método.
Biblioteca responsável: BR41.1