Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Habilidade dos enfermeiros na interpretação do eletrocardiograma de 12 derivações / Habilidad de los enfermeros para la interpretación del electrocardiograma de 12 derivaciones / Ability of nurses interpret a 12-lead electrocardiography

Santana-Santos, Eduesley; Pires, Emile Clara; Silva, Juliana Teixeira; Sallai, Vanessa Santos; Bezerra, Diego Gutierrez; Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena.
Rev. baiana enferm ; 31(1): e16581, 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-897443
Objetivo avaliar a habilidade de enfermeiros no reconhecimento de alterações eletrocardiográficas de intervenção imediata e comparar a atuação desses frente às arritmias, segundo o tipo de unidade em que atuam. Método estudo transversal com 100 enfermeiros de um hospital especializado em cardiopneumologia. A coleta de dados ocorreu entre março e novembro de 2015. Foi utilizado instrumento com dados de caracterização dos participantes e 10 casos clínicos com traçados eletrocardiográficos. Resultados 89% dos enfermeiros identificaram a taquicardia ventricular sem pulso, 77% a fibrilação ventricular e 81% a atividade elétrica sem pulso, entretanto menos da metade conseguiu identificar as alterações isquêmicas. Enfermeiros de áreas críticas analisam mais traçados na sua rotina quando comparados àqueles das áreas não críticas (p=0,019) e sentem-se mais seguros para isso. Conclusão os enfermeiros têm habilidade suficiente para identificar as alterações do ritmo cardíaco. Não houve diferença em relação a atuação, quando comparados com o tipo de unidade.
Biblioteca responsável: BR342.1