Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

University management: contributions for nurses who are faculty members and managers / Gestión universitaria: contribuciones para enfermeros docentes y gestores / Gestão universitária: contribuições para enfermeiros docentes gestores

Cunha, Kamylla Santos da; Kahl, Carolina; Koerich, Cintia; Santos, José Luís Guedes dos; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1069-1074, Sep.-Oct. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898244
RESUMO

Objetivo:

Compreender como a gestão universitária contribui na atuação de enfermeiros docentes gestores de uma universidade pública.

Método:

Pesquisa qualitativa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário de coleta de dados foi uma universidade pública do sul do Brasil e ocorreu entre maio e setembro de 2016. Participaram do estudo 19 enfermeiros docentes gestores divididos em dois grupos amostrais.

Resultados:

Elucidam duas subcategorias compreender que a gestão universitária aperfeiçoa a atuação docente; obter uma visão ampliada da universidade. Considerações finais As contribuições da gestão universitária para os enfermeiros docentes gestores encontram-se especialmente na satisfação profissional e pessoal através da produção e disseminação do conhecimento, repercutindo de forma positiva no aperfeiçoamento de competências docentes para a formação de Enfermeiros com conhecimentos, habilidades e aptidões técnicas e cognitivas para atender às necessidades da sociedade.
Biblioteca responsável: BR1.1