Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Innovation in nursing health care practice: expansion of access in primary health care / La innovación en la práctica asistencial del enfermero: mayor acceso a la atención primaria / Inovação na prática assistencial do enfermeiro: ampliação do acesso na atenção primária

Lowen, Ingrid Margareth Voth; Peres, Aida Maris; Ros, Carla da; Poli Neto, Paulo; Faoro, Nilza Teresinha.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 898-903, Sep.-Oct. 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898252
RESUMO

Objetivo:

analisar a reorganização da prática assistencial do enfermeiro como estratégia inovadora para ampliação do acesso na atenção primária.

Método:

estudo qualiquantitativo, tendo sido entrevistados 32 enfermeiros gerenciais e assistenciais e coletados dados documentais de relatórios públicos de produção de consultas dos enfermeiros de 2010 a 2014, num município sul-brasileiro. O processamento dos dados para análise textual foi realizado pelo software IRAMUTEQ; para análise estatística descritiva simples, o programa Excel 2013.

Resultados:

na classe prática assistencial inovadora, associada à sensibilização para a mudança, relacionada à implantação da ESF, seus desafios e fortalezas, foram identificadas as subclasses reorganização das agendas, consulta do enfermeiro, reestruturação física das UBS e consulta compartilhada. Considerações finais a necessidade de ampliar o acesso e valorização da prática assistencial incentiva o desenvolvimento de estratégias inovadoras. O protagonismo do cuidado precisa ser discutido nos diversos espaços a fim de que cada profissional desempenhe seu papel com competência e resolutividade.
Biblioteca responsável: BR1.1