Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Care management and nursing governance in a maternity ward: grounded theory / Administración del cuidado y gobernanza de enfermería en una maternidad: teoría fundamentada / Gerência do cuidado e governança de enfermagem em uma maternidade: teoria fundamentada

Copelli, Fernanda Hannah da Silva; Oliveira, Roberta Juliane Tono de; Santos, José Luís Guedes dos; Magalhães, Aline Lima Pestana; Gregório, Vitória Regina Petters; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. bras. enferm ; 70(6): 1277-1283, Nov.-Dec. 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898301
RESUMO Asjetivo Compreender as estratégias de gerência do cuidado utilizadas pelos enfermeiros para a governança da prática de enfermagem em uma maternidade.

Método:

Pesquisa qualitativa do tipo Teoria Fundamentada nos Dados, realizada com 27 participantes, divididos em quatro grupos amostrais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados mediante codificação aberta, axial e seletiva.

Resultado:

As estratégias de gerência do cuidado utilizadas pelos enfermeiros identificadas foram o planejamento da prática profissional, a liderança da equipe de enfermagem, a busca do conhecimento científico e a realização de capacitações sobre melhores práticas no cuidado obstétrico.

Conclusão:

A articulação entre gerência do cuidado e governança de enfermagem pode propiciar melhores resultados assistenciais e potencializar a autonomia do enfermeiro na coordenação do trabalho de enfermagem em uma maternidade.
Biblioteca responsável: BR1.1