Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Burnout and nursing work environment in public health institutions / Burnout y el ambiente de trabajo de los enfermeros en instituciones públicas de salud / Burnout e ambiente de trabalho de enfermeiros em instituições públicas de saúde

Nogueira, Lilia de Souza; Sousa, Regina Márcia Cardoso de; Guedes, Erika de Souza; Santos, Mariana Alvina dos; Turrini, Ruth Natalia Teresa; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da.
Rev. bras. enferm ; 71(2): 336-342, Mar.-Apr. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898435
RESUMO

Objetivo:

identificar associações entre os domínios do Burnout e as características do ambiente de trabalho.

Método:

estudo transversal com 745 enfermeiros de 40 instituições públicas de saúde de São Paulo. Nursing Work Index-Revised (NWI-R) e Maslach Burnout Inventory foram utilizados. Instituições semelhantes, segundo NWI-R, foram agrupadas pelo método de Cluster e os testes Anova e Bonferroni foram aplicados nas análises comparativas.

Resultados:

houve correlação significativa e moderada entre exaustão emocional e autonomia, controle sobre o ambiente e suporte organizacional; baixa realização pessoal e autonomia, e suporte organizacional; despersonalização e autonomia. O grupo que apresentou as piores condições de ambiente de trabalho diferiu do que teve os mais favoráveis atributos quanto à exaustão emocional.

Conclusão:

a exaustão emocional foi o traço do Burnout que se relacionou de forma mais constante com o grupo de instituições com condições mais desfavoráveis de trabalho quanto à autonomia, suporte organizacional e controle sobre o ambiente.
Biblioteca responsável: BR1.1