Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social support of people with HIV/AIDS: the Social Determinants of Health Model / Soporte social de personas con VIH/SIDA: Modelo de la Determinación Social de la Salud / Suporte social de pessoas com HIV/Aids: Modelo da Determinação Social da Saúde

Santos, Vanessa da Frota; Pedrosa, Samyla Citó; Aquino, Priscila de Souza; Lima, Ivana Cristina Vieira de; Cunha, Gilmara Holanda da; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.1): 625-630, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-898456
RESUMO

Objetivo:

analisar o suporte social de pessoas com HIV/Aids, na perspectiva do Modelo da Determinação Social da Saúde.

Método:

estudo transversal, realizado em 2015, em um ambulatório de infectologia. A amostra constituiu-se de 116 pessoas com HIV/Aids. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista, utilizando-se o formulário sociodemográfico e a escala de suporte social. Os dados foram analisados por estatística descritiva, e realizaram-se os Testes T de Student e Mann-Whitney para verificar a associação entre o suporte social e os determinantes sociais de saúde.

Resultados:

o suporte social total foi satisfatório, o suporte emocional foi influenciado pelo uso de tabaco (p=0,0432) e o instrumental, pelo número de pessoas no domicílio (p=0,0003). A principal fonte de apoio do suporte instrumental e emocional foram os familiares externos ao ambiente doméstico representando 66,7% e 56,1%, respectivamente.

Conclusão:

evidenciou-se que fumantes apresentam menor suporte emocional e que pessoas que residem sozinhas recebem menor suporte instrumental.
Biblioteca responsável: BR1.1