Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado clínico de enfermagem fundamentado em Parse: contribuição no processo de transcendência de transplantados cardíacos / Cuidado clínico de enfermería fundamentado en Parse: contribución en el proceso de trascendencia trasplantados cardíacos / Clinical care of nursing reasoned in Parse: contribution in the transcendence process of cardiac transplantation

Barros, Lia Bezerra Furtado; Silva, Lúcia de Fátima da; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula.
Rev. gaúch. enferm ; 38(2): e60658, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-901591
RESUMO Objetivo Identificar como os cuidados clínicos e educativos de enfermagem, fundamentados na Teoria Human Becoming, contribuem para o processo de transcendência das pessoas transplantadas cardíacas na busca do bem viver. Método Pesquisa-intervenção desenvolvida com quatro transplantados cardíacos vinculados a um Hospital de referência em transplantes do Ceará. Dados coletados em 2014, mediante entrevistas, analisados pelo referencial teórico de Parse e literatura pertinente. Resultados Os significados de viver como transplantado cardíaco revelaram ambiguidade, mostrando satisfação e insatisfação. Restrições alimentares, dificuldades com a medicação e curiosidade acerca do transplante foram apontadas como desarmonias que envolvem o processo. Visando a mobilização da transcendência, foi desenvolvido um cuidado educativo com os temas alimentação saudável, rejeição do órgão, uso de imunossupressores e curiosidades sobre o transplante cardíaco. Conclusão O cuidado educativo, fundamentado em Parse, favorece a tomada de decisão e a autonomia dos sujeitos diante de sua saúde, contribuindo para a transcendência na busca do bem viver.
Biblioteca responsável: BR1.1