Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação entre gravidade do paciente e carga de trabalho de enfermagem antes e após a ocorrência de eventos adversos em idosos em cuidados críticos / Comparación entre la gravedad del paciente y la carga de trabajo de la enfermería antes y después de la ocurrencia de eventos adversos en ancianos con cuidados críticos / Comparison between patient severity and nursing workload before and after the occurrence of adverse events in elderly in critical care

Toffoletto, Maria Cecilia; Oliveira, Elaine Machado de; Andolhe, Rafaela; Barbosa, Ricardo Luis; Padilha, Katia Grillo.
Texto & contexto enferm ; 27(1): e3780016, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904414
RESUMO

Objetivo:

comparar a gravidade do paciente e a carga de trabalho de enfermagem antes e após a ocorrência de evento adverso moderado e grave em idosos internados em unidades de terapia intensiva.

Método:

estudo comparativo, realizado em nove unidades de terapia intensiva de um Hospital Universitário de São Paulo. Os eventos foram coletados dos prontuários dos pacientes e classificados em moderados e graves segundo a Organização Mundial de Saúde. A análise da gravidade foi realizada segundo o Symplified Acute Phsiologic Score II e a carga de trabalho segundo o Nursing Activities Score, 24 horas antes e depois do evento moderado e grave. O teste t, com significância de 5%, foi utilizado para a comparação das médias da gravidade clínica e da carga de trabalho, antes e após o evento.

Resultados:

a amostra foi composta por 315 idosos, sendo que 94 (29,8%) sofreram eventos moderados e graves nas unidades. Dos 94 eventos, predominou o tipo processo clínico e procedimento (40,0%). A instalação e manutenção de artefatos terapêuticos e cateteres foram as intervenções prevalentes que resultaram em danos fisiopatológicos (66,0%), de grau moderado (76,5%). A média de pontuação da carga de trabalho (75,19%) diminuiu 24 horas após a ocorrência do evento (71,97%, p=0,008) e, a gravidade, representada pela probabilidade de morte, aumentou de 22,0% para 29,0% depois do evento (p=0,045).

Conclusão:

no contexto da segurança do paciente, a identificação das alterações nas condições clínicas e na carga de trabalho de enfermagem em idosos que sofrem eventos subsidiam a prevenção dessas ocorrências.
Biblioteca responsável: BR17.1