Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Continuidade do cuidado e o interacionismo simbólico: um entendimento possível / Continuity of care and the symbolic interactionism: a possible understanding

Utzumi, Fernanda Catafesta; Lacerda, Maria Ribeiro; Bernardino, Elizabeth; Gomes, Ingrid Meireles; Aued, Gisele Knop; Sousa, Solange Meira de.
Texto & contexto enferm ; 27(2): e4250016, 2018.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-904437
RESUMO

Objetivo:

buscar um entendimento pela consubstanciação entre o conceito de continuidade do cuidado ao referencial teórico do interacionismo simbólico, no sentido de agregar uma possibilidade de fortalecê-lo como conceito indispensável ao cuidado prestado aos usuários do sistema de saúde e provocar uma necessária reflexão sobre este.

Método:

estudo teórico-reflexivo, organizado em quatro seções, sobre a continuidade do Cuidado analisado sob a luz do referencial do interacionismo simbólico.

Resultados:

o interacionismo simbólico busca compreender a ação humana em grupo e acredita que os indivíduos ajam tendo como base os significados que as coisas têm para eles. Esta é uma construção social que se desenvolve na medida em que as pessoas agem e interagem consigo mesmas e com os outros. A continuidade do cuidado, trabalhada a partir das dimensões relacional, informacional e de gestão, coaduna com o proposto, por representar um produto social resultante das interações entre os envolvidos no cuidado, que se expressa segundo sua ação e reação, como uma constante para um conjunto de práticas de diferentes profissionais que buscam garantir o cuidado integral e coerente ao usuário.

Conclusão:

este trabalho possibilitou apresentar a continuidade do cuidado, dentro do contexto das interações sociais, não como algo concreto, mas como um objeto social decorrente do agir de cada um dos envolvidos com o cuidado, embora, ainda assim, se perceba a necessidade de sensibilizar profissionais e usuários a respeito de seu significado e intencionalidade no agir da cada um.
Biblioteca responsável: BR17.1