Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão/vínculo de pessoas com hipertensão arterial na Estratégia Saúde da Família / Adherence of hypertension patients in the Brazil's Family Health Strategy / Adhesión/vínculo de personas con hipertensión arterial en la Estrategia Salud de la Familia

Rêgo, Anderson da Silva; Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade.
Rev. bras. enferm ; 71(3)May-June 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-905683

Objetivo:

avaliar a adesão/vínculo e associar ao controle pressórico e ao acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial na Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo transversal, realizado com 417 pessoas em tratamento da hipertensão arterial, residentes em um município localizado no noroeste do estado do Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada no primeiro semestre de 2016, utilizando-se um instrumento adaptado e validado para a avaliação da satisfação com os serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde. Empregou-se a análise de variância e o modelo de regressão logística para tratamento das variáveis.

Resultados:

evidenciou-se que as pessoas com acompanhamento inadequado avaliam a relação entre profissional/usuário e a orientação quanto às medicações em uso, como insatisfatório.

Conclusão:

a fragilidade das orientações e do diálogo entre os profissionais de saúde e usuários pode acarretar na inadequação quanto ao controle pressórico e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1